terça-feira, 7 de setembro de 2010

4. Relatem experiência de componentes do grupo com situações positivas e / ou negativas na utilização de serviços suportados por tecnologia de informação e comunicação - TIC. Citem casos específicos e não generalidades.


O papel central das TIC é promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Os promotores destas ferramentas e recursos justificam que o mundo está interligado pelas TIC, portanto é preciso entender as redes e desenvolvê-las.
Falar sobre tecnologia de informação e comunicação - TIC é algo extremamente complexo, uma vez que existem várias formas de comunicação. O objetivo que vamos apresentar aqui, é mostrar o quanto à informação, a troca de mensagens e o relacionamento humano são importantes para a evolução de novos conceitos, como por exemplo, o trabalho colaborativo (trabalho em equipe), a gestão do conhecimento, o ensino a distância (e-learning) que promovem uma maior democracia nos relacionamentos entre as pessoas e a diminuição do espaço físico/temporal.
Quando pensamos em um ambiente corporativo, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente, pois uma corporação tem por característica básica um grupo de pessoas percorrendo objetivos em comum. E sabemos que uma pré-condição para atingirmos objetivos em comum é que todas as pessoas envolvidas estejam sintonizadas com os mesmos objetivos e este tipo de sintonia só pode ser estabelecido através de uma comunicação objetiva, clara e eficiente. Em uma corporação, atingir este nível de comunicação é muito complexo, pois existem barreiras culturais, sociais, tecnológicas, geográficas, temporais, dentre outras, que dificultam as pessoas se comunicarem, portanto um dos maiores desafios de uma corporação é transpor estas barreiras.
Outro ponto importante que deve ser levado em conta, no âmbito corporativo é o trabalho em equipe, a troca de informação em tempo real, o sincronismo de tarefas e todo um controle do fluxo de trabalho que envolve todos os membros dessa equipe.

 
Na empresa em que trabalho, esses meios de tecnologia de informação e comunicação, tem ajudado e muito na organização, seja na forma de manter constantemente a comunicação direta e imediata, e sem falar na quebra de hierarquia que ela traz, pois os funcionários se sentem muito melhor para se comunicarem, ajudando assim no seu crescimento e no crescimento da empresa, pois desta maneira, com a troca de informações, os funcionários podem opinar em novos métodos de trabalho e produção, idéias beneficiando a empresas e estimulando mais os funcionários, os tornando algo importante para esta organização, já que esta agora pode ouvi-lo. São imensos os benefícios que as tecnologia de informação e comunicação traz não só para a organização em que trabalho mas também para as outras e o mundo no âmbito geral.


Citando outro exemplo de como as tecnologia de informação e comunicação esta introduzidas em nossas vidas, são as escolas, universidades e outros cursos, que começam a se tornar comum o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A incorporação de elementos multímodas incrementa os documentos digitais (isto é documentos com recursos de natureza multimídia) bem como melhora a acessibilidade a esses documentos. Isto vale para todos os indivíduos e também àqueles que possuem alguma deficiência. Trata-se de uma tecnologia que oferece múltiplas perspectivas as pessoas facilitando o processo de assimilação de algum conhecimento novo. Isto é ótimo para o processo de aprendizado. Com isso quebrando preconceitos e podendo ser acessados por todos, chegando aos lugares de mais difícil os acessos. Um exemplo de como essa ferramenta é de grande importância e de grande ajuda para o aprendizado e essa matéria para que escrevo esse texto.
Enfim, as tecnologia de informação e comunicação são fundamentais em nossas vidas e são utilizadas a todo o tempo no nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário